A parábola das Dez Moças

23/06/2017

Por Denício Godoy

Olá queridos leitores do site Theologia Crucis. O texto que segue é uma breve reflexão em torno da parábola das dez moças. O texto base para tal é Mateus 25.1-13. A tradução adotada por mim neste estudo é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Jesus disse: - Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo . Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono. - À meia-noite se ouviu este grito: "O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!" - Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: "Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando."- "De jeito nenhum", responderam as moças ajuizadas. "O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!" - Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada. - Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: "Senhor, senhor, nos deixe entrar!" - O noivo respondeu: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!" E Jesus terminou, dizendo:- Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. (Mateus 25.113)

É comum nas comunidades luteranas a compreensão de que o homem pode perder a salvação. Sabemos que o homem que negligência a Palavra de Deus e os meios pelos quais Ele instituiu para perdoar os nossos pecados e fortalecer a nossa fé, pode perder a sua fé.

No entanto, o Senhor nos diz para estarmos prontos. Como estar prontos? Como visto na parábola contada por Jesus, nem mesmo as virgens ajuizadas mantiveram seus olhos abertos. Elas adormeceram.

A bem da verdade, a diferença entre as virgens ajuizadas e as sem juízo não é que umas adormeceram e as outras não. Todas adormeceram. A diferença consiste em que as ajuizadas tinham óleo para as suas lamparinas.

Bem, que óleo é este? Antes de qualquer coisa, precisamos ter em mente que se trata de uma parábola e parábola não deve ser interpretada literalmente. Não faria sentido. Jesus quer ensinar algo aos seus discípulos ao fazer tal comparação com o casamento judaico daquele período.

Poderíamos afirmar que o óleo ao qual Jesus se refere é o Espírito Santo, a Palavra, a Fé em Jesus. Na Bíblia, as lâmpadas, ou lamparinas como traduz a NTLH, eram iluminadas com óleo. O óleo também foi utilizado no Primeiro Testamento para ungir pessoas como escolhidas por Deus. Talvez esta interpretação possa inicialmente soar de forma alegórica, mas cabe observar também que o óleo era feito de azeitonas que eram prensadas e esmagadas. Nossa parábola se encontra no capítulo 25 do Evangelho de Mateus, Jesus está em Jerusalém, e logo adiante temos o relato da paixão e morte do Senhor, onde ele é esmagado pelos nossos pecados, prensado sob o peso da ira e do justo juízo de Deus. Ele é torturado até a morte.

Esse óleo, por assim dizer, é dado a nós gratuitamente. É-nos dado pelo Espírito Santo que enche nossas lamparinas no Santo Batismo e toda vez que nos alimentamos do Corpo e Sangue de Cristo. O óleo abastece nossas lamparinas todas as vezes que ouvimos a Palavra de Deus e a pregação do Evangelho. É o próprio Noivo que nos prepara para o seu retorno, dando-nos este precioso óleo. Mesmo que adormeçamos, ou seja, mesmo que morramos, o óleo nos deixa prontos para o dia em que o som da trombeta ecoar e Cristo retornar em toda sua glória.

Mas o que dizer das virgens desajuizadas? O texto nos mostra que elas não estão prontas. Elas não tem o óleo em suas lamparinas. Elas pensaram que não tinham que ouvir a Palavra de Deus. Elas acreditavam que não seria necessário comer e beber o corpo e sangue de Cristo em, com e sob o pão e o vinho. Nesta vida, elas desprezaram a Palavra, o Batismo e o Sacramento do Altar. Elas acreditavam que, para o retorno de Jesus, bastava ter boas intenções, ter boas obras, ser um cidadão de bem, etc. Mas não havia óleo em suas lamparinas. Ou seja, sem Palavra, sem Espírito Santo, sem fé. Buscar por óleo na última hora pode ser perigoso. Quando o Senhor voltar, não haverá tempo para ouvir a exposição do Evangelho.

O evangelho deste texto nos consola, porque mostra que somos como as moças ajuizadas. E não é presunçoso afirmar isso. É algo que não depende de nós, e por isso mesmo temos a garantia de que estamos abastecidos em Jesus. Nosso Senhor pode voltar a qualquer momento. Estamos prontos para o seu retorno. Prontos porque Ele mesmo nos fez prontos e ajuizados. Quando ouvirmos o anuncio de que o Noivo está chegando, nos alegraremos, porque Ele retornará para nos buscar. Ele nos reunirá e nos levará para a Sua eterna festa de casamento.

Maranata. Vem Senhor Jesus.

© 2017 Blog de Teologia. Testimonium Perhibere Veritati.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora